Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tchau

Bárbara Ceni

Hoje recebi uma sugestão de pauta que eu já tinha pensado há algum tempo: a decadência do orkut. É triste pensar que outras mídias sociais abriram espaço e até mesmo conquistaram o espaço que antes era destinado a essa rede. Antes, a pergunta era “você tem orkut?” agora essa pergunta caiu, praticamente, em desuso.

As pessoas pareciam mais contentes com o limite de fotos e antigo layout rosa e roxo. Mandando scraps (e não recados) indo até o perfil da pessoa. E sem sequer preocupar com o visualizador de perfil. Mas, também, não havia muita variedade em redes sociais. Não, ao menos, divulgadas no Brasil.

Em meados de 2005 era um crime não ter orkut e ter facebook, por mais que a segunda rede tivesse uma abrangência, em nível mundial, bem maior do que a do “brasileiro” orkut. Na verdade, foi assim durante muito tempo. Mas, por algum motivo os usuários começaram a migrar para outras redes.

Talvez facilidade, comodidade e até mesmo pelo motivo inovador. É besteira ignorar o fato que hoje ter uma conta no twitter é tão comum quanto ter uma conta no orkut anos atrás. Afinal, o micro-blog oferece um leque de oportunidades que o antigo queridinho dos brasileiros não oferece, até tentou, mas não oferece.

As constantes mudanças da rede social deixaram muitos usuários descontentes, perdeu-se a essência antiga e adquiriu uma que não é facebook, não é twitter e não é orkut. Acredito que muitas pessoas ainda não tenham abandonado a rede pela facilidade de compartilhar foto, por que por mais que outros serviços não sejam tão bons quanto antes, o orkut ainda é a melhor forma de compartilhar fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário